FEE: fundos para tornar a sua habitação mais eficiente. Serão atribuídos fundos para tornar a sua casa, empresa ou instituição mais eficiente.  O Fundo de Eficiência Energética irá disponibilizar verbas para cada uma destas valências para a instalação de sistema Solar térmico e iluminação mais eficiente.  Inserido no Plano Nacional de Ação para Eficiência Energética (PNAEE), o “Aviso 20 – Edifícios Eficientes 2016″ tem como objetivo otimizar as condições de uso e consumo de energia num setor que representa cerca de 30% do consumo total de energia em Portugal.    O financiamento dos projetos assume a forma de subsídio distribuída de igual forma entre dois tipos de beneficiário.  [checklist]

  • Proprietários de andares ou moradias podem concorrer para melhorar o desempenho energético através da requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias, instalação de janelas eficientes ou requalificação do isolamento térmico envolvente interior e exterior.
  • Empresas ou associações concorrem para os mesmos investimentos dos proprietários de andares ou moradias, acrescendo o item iluminação eficiente, que pretende requalificar os sistemas de iluminação interior através da substituição de luminárias ou da instalação de sistemas de gestão e controlo de iluminação.

[/checklist] A comparticipação do FEE pode chegar aos 60 por cento. O número de candidaturas a aprovar por beneficiário está limitado a um incentivo máximo de 7 500 euros. Ao todo, foram disponibilizados € 1.000.000 para esta medida.

Categories: Imprensa, Noticias, Todas