- A energia solar térmica é uma energia renovável e inesgotável.
- É gratuita e necessita de uma manutenção mínima.
- É economicamente competitiva e permite períodos de retorno rápidos.
- A utilização da energia solar térmica permite uma redução significativa das emissões de CO2 resultantes dos actuais sistemas de preparação de águas quentes.
- Reduz a poluição do ar em ambientes urbanos.
- Longa duração dos equipamentos;
- Benefícios Fiscais;
- Contribui para a redução da dependência energética externa de Portugal;
- A energia gerada pelas instalações solares térmicas é feita no próprio local da instalação não necessitando de redes de transporte (p.ex gás natural, electricidade);
- A tecnologia existente já está suficientemente madura e fiável.
- Produção de AQS (águas quentes sanitárias) em moradias unifamiliares
- Produção de AQS em edifícios multi-familiares
- Produção de AQS em hotéis, residenciais, pensões, etc.
- Produção de AQS para lares e creches
- Produção de AQS em parques de campismo
- Aquecimento da água de piscinas (interiores e exteriores)
- Produção de água quente para processos industriais: Produção de alimentos, processos de lavagem na indústria, dessalinização (destilação) de água ,etc.
Como Funciona?
A radiação solar é captada através dos colectores solares onde é convetida em energia térmica.
Dentro do colector circula um fluido que é o responsável pelo transporte da energia captada até um permutador de calor onde a energia é transferida para a água de consumo, geralmente inserida num acumulador de água quente.
Esta é uma forma simples, fiável e amiga do ambiente de garantir água quente sanitária para a sua habitação.
Termossifão
A circulação faz-se por convecção natural, em que o fluido térmico aquece tornando-se menos denso, e sobe do colector para o depósito, arrefece, e desce novamente para o colector. O processo é contínuo desde que haja radiação solar disponível e a temperatura no colector for superior à do acumulador.
Termossifão Solcrafte, com acumulador integrado
O princípio é simples mas genial: a água é aquecida e acumulada diretamente no coletor solar. O facto de o agente portador de calor ser simultaneamente o agente consumidor tem duas vantagens essenciais: não existem perdas de transmissão entre os agentes e não é necessária uma circulação adicional para o aquecimento da água.
Desta forma, é possível transformar a menor incidência solar em calor e aproveitar, de forma eficiente, esta energia. Esta característica permite uma eficiência
energética e uma poupança considerável nos custos de energia que podem ir até 80% no aquecimento de água quente sanitária em comparação com os sistemas convencionais.
Para mais informação sobre este sistema clique aqui
Circulação Forçada
A circulação do fluido térmico é caracterizada pela existência duma bomba circuladora que força o transporte do fluido térmico entre os colectores e o acumulador. Esta bomba é comandada por uma unidade de controlo, que em sistemas simples, reage à diferença de temperatura entre o fluido térmico à saída dos colectores e a temperatura da água na parte mais baixa do depósito.
O acumulador geralmente é colocado no interior do edifício.